MUSEU DE MEDICINA

260

Instituído pelo Dr. Carlos David Bichara, Presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, em junho de 1998, o museu de medicina foi organizado pelo Dr. Manoel Moreira, seu primeiro curador.

O Museu nasceu com a preocupação de tentar resgatar parte da memória do pioneirismo da medicina em nosso estado. Muita coisa representativa se perdeu; não havia cultura preservacionista entre os que detinham o mando dos hospitais e instituições médicas.

Fizemos um apelo a sociedade para que os médicos antigos e seus familiares doassem equipamentos, aparelhos, objetos pessoais, diplomas, comendas, etc.

O início das doações foi lento. Hoje, felizmente, já temos doações suficientes para manter o museu e exibi-lo a população. A sede é própria e vai ser ampliada para que possamos desenvolver assuntos temáticos de épocas, além de especialidades.

Assim, estruturado, o museu começou a mostrar – nessa página – o seu acervo inicial, com o qual pretende-se tocar o íntimo de alguns colegas – ou seus familiares, que detenham a posse dos objetos e que estejam relutando em doá-lo ao museu. Estejam tranquilos, o zelo será o maior possível. E o nome do doador – ou de sua família – será lembrado em plaquetas identificatórias.

Para qualquer doação, contato com a Secretária da SMCP – pelos fones 3241-2604 / 3242-5470 / 3242-5490.

COMPARTILHE